DT7: DT 7 – GP Comunicação para a Cidadania EDUCOMUNICAÇÃO E NEGRITUDE NA OFICINA DE JORNAL IMPRESSO DO PROJETO COMUNICAÇÃO PARA A CIDADANIA: TECNOLOGIAS, IDENTIDADE, E AÇÃO COMUNITÁRIA Fernanda Coelho da Silva (Universidade Federal de Juiz de Fora); Cláudia Regina Lahni (Universidade Federal de Juiz de Fora)
ResumoA mídia massiva tem grande impacto na (re) formulação das identidades e nos conceitos e preconceitos que circulam na sociedade. Tal impacto é potencializado quando nos referimos às minorias, como jovens e negros, mais especificamente, jovens negros. Por isso, iniciativas que busquem a valorização da identidade e cidadania tornam-se tão importantes. Neste artigo pretendemos expor como a temática da negritude foi desenvolvida, através da educomunicação, na oficina de jornal impresso do Projeto Comunicação para a cidadania: tecnologias, identidade, e ação comunitária. Dentre os temas da oficina, escolhidos pelos jovens, a negritude era recorrente. Através das discussões e produções acreditamos que a oficina de jornal impresso contribuiu para a valorização da cultura negra e para o exercício da cidadania dos adolescentes. Palavras-chave: Cidadania, Comunicação Comunitária, Educomunicação, Jovens, Negritude |