XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-TJ.657-1


DT1: DT 1 - GP Teoria do Jornalismo

A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO DISCURSO AUTORREFERENCIAL DE JORNAL IMPRESSO

Daiane Bertasso Ribeiro (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS)

Resumo

Este artigo objetiva estudar as estratégias de produção de sentidos nos discursos autorreferenciais do jornal A Razão , no período que antecede as eleições municipais de 2008. A atual incidência da autorreferencialidade nas mídias jornalísticas tem como fator determinante a midiatização, na qual o contínuo desenvolvimento de tecnologias de comunicação e informação, e novas mídias, potencializam os diversos sistemas sociais para também produzirem discursos. Com isso, o lugar de produção discursiva das mídias jornalísticas se torna ameaçado, sendo que estas recorrem às estratégias autorreferenciais visando assegurar esse lugar. A análise dessas estratégias utilizadas pelo A Razão explicita transformações na enunciação do discurso jornalístico, e proporciona o questionamento a respeito do seu lugar na sociedade midiatizada.


Palavras-chave:  midiatização, produção de sentidos, estratégias discursivas, discurso jornalístico autorref
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