XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT5-CD.659-1


DT5: DT 5 – GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas

REPENSANDO O CONCEITO DE CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA: UMA ANÁLISE SOBRE O USO DO TWITTER POR RÁDIOS COMERCIAIS

Maria Clara Jobst de Aquino (Universidade Luterana do Brasil)

Resumo

Este trabalho pretende problematizar a discussão sobre o conceito de convergência midiática em relação à web e às tecnologias digitais de comunicação, através de uma pesquisa sobre o uso do Twitter por rádios comerciais. Através de um processo de observação e da aplicação de um questionário online a usuários do Twitter, busca-se perceber como se dá a apropriação do Twitter pelas rádios Atlântida FM e Pop Rock FM, de forma a identificar alterações na relação entre a produção do conteúdo radiofônico e uma audiência que hoje consome esse conteúdo através de diferentes suportes tecnológicos.


Palavras-chave:  Twitter, rádio, convergência, Atlântida FM, Pop Rock FM
਍ഀ