DT2: DT 2 - Marcas e Estratégias KAISER (ROMÁRIO) X BRAHMA (DUNGA):ഀ
A PERSUASÃO TELEVISIVA DAS CONCORRÊNCIAS PUBLICITÁRIAS. Fabiano Dalcim (Pontifícia Universidade Católica do RS); Janaina Cruz de Oliveira (Pontifícia Universidade Católica do RS)
ResumoA persuasão é uma estratégia, enquanto ação pensada, onde sempre está, implícita ou explicita, a busca por intervir sobre as representações ou convicções de alguém com o objetivo de fortalecê-las ou modificá-las. Neste trabalho, buscamos entender como a persuasão comercial televisiva utiliza-se de recursos para publicitar seus produtos. Utilizamos como case as propagandas de cerveja da Kaiser e Brahma, temáticas da copa do mundo de futebol, nas quais figuram os ex-jogadores Romário e Dunga, respectivamente. A análise é feita através de um esquema básico proposto por Brown (1971). Os resultados mostram que determinadas situações favorecem a competitividade das marcas através de suas publicidades. Palavras-chave: Publicidade de cerveja, comunicação persuasiva, competitividade e concorrência |