IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda CAMPANHA PUBLICITÁRIA: RECORTE DO PROCESSO EVOLUTIVO Flávia Mariana de Oliveira Nunes (Universidade Tiradentes); Matheus Pereira Mattos Felizola (Universidade Federal de Sergipe)
ResumoO trabalho trata-se de uma pesquisa sobre o recorte do processo evolutivo das campanhas publicitárias no jornal impresso e tem o objetivo de ampliar o conhecimento científico sobre a publicidade, entender melhor como e o porquê que ocorreu essa evolução, e identificar os aspectos envolvidos e que interferiram durante o processo evolutivo. A pesquisa baseou-se em dados teóricos, pesquisas e edições digitadas - do sergipano Jornal da Cidade - e em citações de estudiosos que confirmam o viés. A análise mostra que a campanha publicitária teve que adaptar-se às mudanças ocorridas na sociedade, a qual teve sua visão modificada com o passar dos anos, para poder manter-se no mercado e atender às necessidades do público. Hoje, por serem sustentados pela publicidade, os jornais contam com o departamento de arte que é responsável por realizar um trabalhoഀ
mais profissional. Palavras-chave: campanha, publicidade, evolução, jornal, impresso |