DT8: DT 8 - GP Comunicação, Turismo e Hospitalidade PUBLICIDADE TURÍSTICA: CONSUMO, SIGNOS E SÍMBOLOS Analaura Corradi (Universidade da Amazônia); Luiza Elayne Azevedo Luíndia (Unversidade Federal do Amazonas)
ResumoOs portais na publicidade turística são fundamentais no turismo enquanto processo de mercantilização da natureza e da cultura.Exaltam uma pluralidade de significados, envoltas em instantaneidade, se fundindo tempo e espaço. Altamente simbólicas, os destinos são representados contribuindo para o desejo de viajar. A grande maioria das ferramentas publicitárias turísticas apresenta fusões de elementos icônicos, sendo as paisagens construídas semioticamente de maneira apropriada e consumidas sem que abandonemos o conforto de nossas casas.Enfoca-se,os mecanismos de imagens, signos e símbolos que evidenciam o consumo das publicidades turísticas através dos portais: Secretaria de Turismo do Estado do Amazonas –Amazonastur- e Companhia Paraense de Turismo.Os mesmos terão como base de análise os pressupostos teóricos da Análise Semiolinguística do Discurso de Charaudeau e os códigos de Ronai. Palavras-chave: portais, publicidade, turismos, signos, simbolos |