XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-PC.898-1


DT8: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação

TRÓIA BRASILIS – HELENA, DA MITOLOGIA PARA AS PÁGINAS DA VIDA MIDIÁTICA

Andre Kron Marques Zapani (UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ)

Resumo

A disputa midiática televisiva vem ganhando a cada dia novos capítulos na batalha pela conquista da audiência. Este embate, entre líder e vice-líder, entre o profano e o sagrado, que se iniciou há quase vinte anos, integra um processo tautológico temporal cíclico que posiciona a televisão como a prótese do sustento capitalista midiático e como a ágora midiática dos debates cotidianos e que atualmente vive no ápice de sua visibilidade e de sua espetacularidade. Este trabalho busca analisar sinteticamente as causas históricas, políticas e sociais desta rivalidade, fazendo uma analogia da disputa midiática na sociedade contemporânea com elementos ficcionais da epopeica Guerra de Tróia - que teve na rainha Helena o fulcro da beligerância entre dois povos.


Palavras-chave:  Tróia Brasilis, disputa midiática, Globo, Record, audiência
਍ഀ