DT5: DT 5 - GP Cibercultura CORPOS PROTÉTICOS E CORPOS REMODELADOS: ELEMENTOS DA CIBERCULTURA EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DE MODA FEMININA NA REVISTA ELLE. Adriana Tulio Baggio (Faculdade Internacional de Curitiba)
ResumoSendo a cibercultura a cultura dominante da nossa sociedade pós-massiva, é razoável supor que seus elementos influenciem os produtos desta cultura, mesmo os não-massivos, como a publicidade de moda veiculada em revistas. Partindo desta premissa, este trabalho busca verificar a presença de aspectos da cibercultura em anúncios de marcas de vestuário feminino veiculados na revista Elle, especialmente as concepções de corpo protético e remodelado. A análise, feita na edição de julho de 2010 da revista, revela a presença destas concepções nos anúncios, ainda que algumas sejam mais sutis, devido à necessidade de aceitação dos anúncios e dos produtos pelas consumidoras. Palavras-chave: Cibercultura, pós-humano, corpo, moda, publicidade |