XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT6.971-1


IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais

A RECEPÇÃO DA TELENOVELA POR JOVENS DE CLASSE POPULAR E MÉDIA: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS LEITURAS DA DESIGUALDADE E DA IDEOLOGIA DO MÉRITO

Juliano Florczak Almeida (Universidade Federal de Santa Maria); Gabrielli Siqueira Dala Vechia (Universidade Federal de Santa Maria); Sarah Oliveira Quines (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

O texto realiza uma análise comparativa das mediações da escola e da família na recepção da telenovela e no consumo de televisão por jovens de classe popular e de classe média. A partir da relação deles com o consumo de mídia e as mediações da família e da escola, apontamos as leituras que são feitas acerca da desigualdade e da pobreza, além da apropriação da ideologia do desempenho em cada uma das classes.


Palavras-chave:  mediação, televisão, telenovela, consumo
਍ഀ