XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT4.977-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual

PENSAR A CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA PARA O RÁDIO

Talita Leandro Sobrinho (Universidade de Fortaleza); Nathália Cardoso Maciel (Grupo de Pesquisa das Relações Infância e Mídia)

Resumo

Desde 2007, o Ministério da Justiça do Brasil, através da Nova Classificação Indicativa, tornou obrigatório às obras audiovisuais indicar a que faixa etária tais obras estão adequadas, assim como explicar o teor dos seus conteúdos. Na TV, esta determinação vem sendo cumprida com participação ativa da sociedade; todavia, no Rádio, meio de comunicação mais acessível do País, a Classificação Indicativa ainda é inexistente, e aparentemente não se detecta cobrança alguma advinda da sociedade acerca dos conteúdos deste meio. Este artigo busca compreender por que isto acontece com o Rádio, sendo ele uma mídia que faz parte do cotidiano social no Brasil.


Palavras-chave:  infância, classificação indicativa, rádio, comunicação, cidadania
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