XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-CC.1017-1


DT7: DT 7 – GP Comunicação para a Cidadania

O CAMPO JORNALÍSTICO, A FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA E A EMERGÊNCIA DO CAPITAL COMUNICACIONAL SOCIOAMBIENTAL

Jane Marcia Mazzarino (Centro Universitário Univates)

Resumo

Observa-se que no espaço público midiático há uma permeabilidade crescente dos temas ambientais disseminados por meio de diferentes gêneros jornalísticos e suportes midiáticos. As pautas ambientais constituem-se como temas transversais, infiltrando-se na diversidade de editorias dos veículos jornalísticos. Neste contexto partimos do questionamento sobre como a mídia tem exercido seu papel emergente de educomunicador socioambiental e de que modo pode este novo fazer midiático estar apontando para uma mídia cidadã, responsável ambientalmente e socialmente, que atua em direção a uma comunicação pública? O objetivo deste artigo é refletir sobre o papel do campo midiático, especificamente a partir das práticas jornalísticas, na formação da opinião pública sobre os temas socioambientais e suas consequências na construção da cidadania de organizações, profissionais e receptores.


Palavras-chave:  jornalismo, opinião pública, temas socioambientais, cidadania, capital comunicacional
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