IJ: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação A REELEIÇÃO DE LULA NA IMPRENSA ESPANHOLA: UM ESTUDO SOBRE HEGEMONIA, IDENTIDADE E REPRESENTAÇÃO A PARTIR DA ANÁLISE DOS JORNAIS ESPANHÓIS EL PAÍS E EL MUNDO Ricardo Rojas Fabres (Universidade Católica de Pelotas)
ResumoO trabalho analisa a cobertura política dos dois maiores jornais espanhóis, El Mundo e El País, durante a reeleição do presidente brasileiro Luiz InácioLula da Silva. A pesquisa observou as matérias divulgadas entre osdias 01 e 31 de Outubro de 2006, a partir dos exemplares catalogados na HemerotecaMunicipal de Sevilha. Neste sentido, busca-se entender como a imprensa espanholareproduz a imagem de Lula, da política e da sociedade brasileira, problematizando aquestão da identidade, a partir dos conceitos de Hall (2000). Além disso, pretende-se,também, inserir os sistemas de representação em um espectro ideológico construídosegundo os conceitos de “hegemonia” e “superestrutura” em Gramsci (1984). Por fim, otrabalho discute a possível mitificação da realidade brasileira e do presidente brasileiroLuiz Inácio Lula da Silva, tomando como referência o conceito de Mito para Barthes(2000). Palavras-chave: Identidade, Representação, Lula, Hegemonia |