XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT7.1075-1


IJ: Intercom Júnior – Comunicação, Espaço e Cidadania

ESCOLAS DE SAMBA MIRINS: ORGANIZAÇÕES COM PROBLEMAS DE “GENTE GRANDE”

Ana Valéria Silva Gonçalves (Centro Universitário Augusto Motta); Jorge Castro de Souza (Centro Universitario Augusto Motta); Mirian Martins da Motta Magalhaes (Centro Universitario Augusto Motta)

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a comunicação face a face que ocorre nas interações entre os diferentes atores que compõem as agremiações carnavalescas mirins. Estas organizações, desde sua fundação, têm como meta o resgate da autoestima de crianças e adolescentes de zonas carentes através de uma manifestação cultural bastante apreciada por elas – o carnaval. O desfile mirim é o ápice de uma dedicação que compreende disciplina, orientação e formação educacional, além da valorização de atributos individuais e coletivos, como a aptidão para as artes e o orgulho de suas origens. Para dar conta do objetivo da pesquisa, o quadro teórico-metodológico definido busca ampliar o escopo das observações através de uma reconceituação do termo desempenho, verificado e avaliado nos debates que serão apreciados.


Palavras-chave:  comunicação, desempenho, cidadania, carnaval
਍ഀ