XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT1.1094-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NOS NOVOS JORNAIS POPULARES: UM ESTUDO DE CASO DO "MEIA HORA"

Pedro de Figueiredo (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar as seções de utilidade pública e serviços presentes nos novos jornais populares. Para isso, fizemos uma análise de 30 exemplares do tablóide carioca “Meia Hora de Notícias”, relacionando os resultados desta análise a estudos anteriores sobre jornalismo popular e gêneros jornalísticos. Observamos que três editorias do jornal possuem conteúdos bastante didáticos, linguagem simples, mas sem o uso de gírias, sugerindo a presença marcante do formato “serviço” neste jornal.


Palavras-chave:  jornalismo popular, jornalismo de serviços, gêneros jornalísticos, futuro do jornalismo, Meia Hora de Notícias
਍ഀ