XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT4.1202-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual

“VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO” COMO ROAD MOVIE: DISCUSSÕES DE GÊNERO CINEMATOGRÁFICO NA NARRATIVA CLÁSSICA E NO CINEMA REALISTA

Marina Alvarenga Botelho (universidade federal de juiz de fora)

Resumo

O presente trabalho é a primeira parte de discussões de uma pesquisa que tem como objeto o filme Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, 2009). O artigo investiga a problemática: Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo é, por um lado, claramente um road movie. Trata-se, por outro lado, de um filme de características nitidamente realistas. Ora, os debates sobre o gênero cinematográfico em geral associam-no diretamente ao cinema clássico hollywoodiano. Sendo, portanto, possível encontrar características do road movie tanto no cinema clássico quanto no cinema realista, foi necessário levantar as seguintes questões: o road movie é um gênero? O gênero cinematográfico está necessariamente atrelado à narrativa clássica? É possível falar de gênero também em relação a outras matrizes de linguagem cinematográfica, como no realismo?


Palavras-chave:  road movie, realismo, gênero cinematográfico
਍ഀ