XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-ME.1236-1


DT2: DT 2 - Marcas e Estratégias

A IDENTIDADE GAÚCHA EM MARCAS LOCAIS/GLOBAIS E SUAS ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS

Leandro Stevens (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

Pensar as identidades num tempo em que o pertencimento e o reconhecimento se modificam constantemente é um grande desafio para o pesquisador social. As novas tensões entre o global e o local e o pertencimento a esta ou aquela identidade são intensificadas pelas estratégias comunicacionais. No Rio Grande do Sul este pensamento ganha maior peso, pois, é marcado por valores heróicos, hábitos particulares e expressões e costumes próprios. Entender esses processos entre identidade e marcas, no jogo local-global é o que pretendemos com esse estudo que é uma pesquisa empírica através de uma análise exploratória que relaciona a construção da identidade gaúcha como estratégia comunicacional em marcas locais/globais de produtos, também, locais/globais.


Palavras-chave:  Identidade, Marca, Estratégia, Local, Global
਍ഀ