DT1: DT 1 – GP Jornalismo Impresso JORNALISMO EM REDE: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E DIFUSÃO JORNALÍSTICAS EM TEMPOS DE COMUNICAÇÃO MULTINODAL José Antonio Martinuzzo (Universidade Federal do Espírito Santo)
ResumoO artigo ocupa-se de verificar estratégias de rearticulação do jornalismo a partir do novo paradigma de “comunicação em rede”. Dentre os vários exemplos de reposicionamento do jornalismo a partir da transição da comunicação de massa para a comunicação multinodal (a partir de vários nós) e multifária (que se apresenta variada, de muitos modos e maneiras), registram-se casos de jornalismo articulado em rede no impresso, notadamente em Veja, Folha de São Paulo e A Gazeta (Vitória/ES). Ao utilizar-se de novos procedimentos de construção narrativa, da pauta à publicação, passando pela apuração, estabelece-se um novo paradigma que propomos denominar como “jornalismo em rede”, a partir de renovadas potencialidades técnicas, protocolos de interface e processos produtivos. Palavras-chave: Jornalismo, Comunicação em rede, Jornalismo em rede, TICs |