XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT7.1264-1


IJ: Intercom Júnior – Comunicação, Espaço e Cidadania

CONSUMO DE MÍDIA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE BAIXA RENDA

Simone Luz Ferreira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

A pesquisa buscou verificar como se estabelecem as relações de consumo dos produtos midiáticos, especialmente aqueles ligados à internet, entre crianças e adolescentes de baixa renda. Como referencial teórico-metodológico, utilizamos as concepções de consumo cultural, mediações e recepção de bens simbólicos dos Estudos Culturais Latino-Americanos. O grupo pesquisado foi composto por estudantes de ambos os sexos, com idades entre dez e quatorze anos, de três escolas públicas de Gravataí/RS. Para tanto, identificamos como se dava o acesso desse público às NTICs; realizamos um panorama de suas práticas de consumo cultural; investigamos se fatores como idade, sexo e perfil sócio-econômico influenciavam nesse contexto e como se caracterizavam as mediações da família, da escola e dos amigos.


Palavras-chave:  consumo midiático, internet, cidadania, criança, adolescente
਍ഀ