IJ: Intercom Júnior – Comunicação, Espaço e Cidadania CONSUMO DE MÍDIA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE BAIXA RENDA Simone Luz Ferreira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
ResumoA pesquisa buscou verificar como se estabelecem as relações de consumo dos produtos midiáticos, especialmente aqueles ligados à internet, entre crianças e adolescentes de baixa renda. Como referencial teórico-metodológico, utilizamos as concepções de consumo cultural, mediações e recepção de bens simbólicos dos Estudos Culturais Latino-Americanos. O grupo pesquisado foi composto por estudantes de ambos os sexos, com idades entre dez e quatorze anos, de três escolas públicas de Gravataí/RS. Para tanto, identificamos como se dava o acesso desse público às NTICs; realizamos um panorama de suas práticas de consumo cultural; investigamos se fatores como idade, sexo e perfil sócio-econômico influenciavam nesse contexto e como se caracterizavam as mediações da família, da escola e dos amigos. Palavras-chave: consumo midiático, internet, cidadania, criança, adolescente |