XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-CI.1412-1


DT4: DT 4 - Cinema

PERCEPÇÃO NO CINEMA INTERATIVO: A MULTIPLICAÇÃO DE JANELAS E O HIPERTEXTO COMO DISPOSITIVO DA INTERATIVIDADE

Marília Xavier de Lima (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

Este trabalho procura pensar a interatividade proporcionada na multiplicação e sobreposição de janelas na tela a luz do Transcinema, relacionando tais intertelas à lógica do hipertexto. Desta forma, pesquisou-se a interatividade sem o manuseio das interfaces pelo espectador, uma vez que ela advém da própria tela. Além disso, compreendeu-se a percepção do espectador diante da nova subjetividade formada com a experiência interativa através do filósofo Gilles Deleuze. Para tal, foram evidenciados dois filmes que apresentam essa característica: Timecode, de Mike Figgis, 2000, e “O Livro de Cabeceira”, de Peter Greenaway, de 1996. Neste sentido, verificou-se a tendência das novas tecnologias em convocar a participação do espectador na obra.


Palavras-chave:  comunicação, cinema, interatividade, percepção
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