XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-EL.1436-1


DT2: DT 2 - Epistemologia e Linguagem

IMAGINAR A PRODUÇÃO, O CONSUMO E A NAÇÃO: ESTRATÉGIAS SENSÍVEIS DA COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA DO BANCO BRADESCO

Vander Casaqui (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Resumo

Neste trabalho desenvolvemos a análise discursiva dos comerciais veiculados em 2009 da campanha “Bradesco Presença”, a série de filmes do Banco Bradesco que apresenta os “elos invisíveis” constituintes das cadeias de produção e do consumo no Brasil contemporâneo. Baseada em sujeitos que representam setores da economia, a produção é apresentada como redes humanas que tornam possível o consumo - esfera também particularizada, nas representações sociais concebidas como comunidades imaginadas, que instauram a instituição bancária como presença fundamental na nação constituída pelo mundo editado da publicidade. De acordo com o discurso do Bradesco, os entrelaçamentos de trajetórias humanas e de fluxos econômicos determinam o clima eufórico pelo qual atravessa o país, tanto internamente quanto em sua visibilidade no cenário mundial.


Palavras-chave:  Comunicação, consumo, publicidade, trabalho, linguagem
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