XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT3-CO.1457-1


DT3: DT 3 - RP e Comunicação Organizacional

DA CRISE A CÉU ABERTO ÀS MANCHETES DOS JORNAIS: ਍ഀ A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E A CONSTRUÇÃO DO ACONTECIMENTO JORNALÍSTICO਍ഀ

Patrícia Milano Pérsigo (Universidade Federal de Santa Maria); Maria Ivete Trevisan Fossá (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

Este artigo aborda crises organizacionais como foco de acontecimentos jornalísticos. Na sociedade midiatizada acontecimentos imprevisíveis que rompem com a normalidade cotidiana são pautas garantidas na agenda midiática. Assim, este artigo discute a construção do acontecimento até sua publicação noticiosa a partir do relacionamento organização e mídia em um contexto de crise, da mesma forma busca compreender como as estratégias de comunicação desta organização colaboram no processo noticioso. Para refletir sobre essas questões utilizamos a análise de conteúdo (BARDIN, 1977) de matérias publicadas sobre a crise do AF 447 na Folha de São Paulo e Le Monde. Nesse cenário o que se verifica é que a organização divide a cena midiática com seus demais públicos, onde o sucesso na gestão desta crise está em fazer a voz organizacional também ser ouvida através das vozes dos demais campos sociais.


Palavras-chave:  crises organizacionais, acontecimento jornalístico, comunicação organizacional, estratégias
਍ഀ