IJ: Intercom Júnior - Comunicação Multimídia PERSONAGENS POLÍTICOS NA ERA DIGITAL: A CONSTRUÇÃO DAS PERSONAS DOS PRÉ-CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DE 2010 NO TWITTERഀ
Patrícia Gonçalves da Conceição Rossini (Universidade Federal de Juiz de Fora)
ResumoA personalização da política e suas implicações na decisão de voto do eleitor são fenômenos identificados nas eleições contemporâneas de vários países do mundo, inclusive no Brasil. A centralidade da Comunicação Política deslocou o debate político para a figura do candidato, em detrimento da identificação partidária. Nesse contexto, a proposta desta pesquisa é analisar o fenômeno da personalização da política na Internet a partir da identificação dos personagens políticos encarnados pelos três principais candidatos à Presidência na rede social de microblogs Twitter. Partindo-se do pressuposto de que o Twitter poderia ser utilizado para reforçar a composição de personagens, a presente pesquisa procura identificar de que forma os políticos utilizam a rede social para este fim. Palavras-chave: Comunicação Política, Internet, Redes Sociais, Eleições, Twitter |