XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-EL.1475-1


DT2: DT 2 - Epistemologia e Linguagem

PUBLICIDADE E CONSUMO: O APELO AO NOVO E AO SER NOVO

Flávia Mayer dos Santos Souza (UVV)

Resumo

A presente pesquisa parte da discussão sobre o processo de consumo que perpassa o cenário contemporâneo e a publicidade construída nesse contexto. Objetiva, assim, analisar uma campanha publicitária, notadamente a concepção do apelo utilizado. Constitui pesquisa explicativa, uma vez que coloca em relevo a inter-relação consumo e publicidade. Tem como corpus de estudo campanha criada para o automóvel Mitsubishi Pajero TR4 Flex 2010. A análise, realizada à luz dos debates de Bauman, Sarlo, Slater, Barbosa e Kellner, sinaliza a valorização do apelo ao novo, à inovação, e também, o peso do componente imaterial, nesse caso, especialmente, o apelo à juventude.


Palavras-chave:  publicidade, consumo, linguagem publicitária
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