XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-RM.1485-1


DT4: DT 4 – GP Rádio e Mídia Sonora

RÁDIO NA ESCOLA: A PROGRAMAÇÃO QUE OS JOVENS QUEREM OUVIR

Vera Lúcia Spacil Raddatz (Univ. Regional do Noroeste do Estado do RS)

Resumo

Este texto discute as possibilidades que a implantação de uma rádio dentro da escola oferece para a formação de crianças e jovens, na perspectiva de que compreendam os processos de produção e difusão das mensagens dos meios de comunicação. O Projeto “Rádio na Escola” é desenvolvido em escolas públicas da região noroeste do Rio Grande do Sul e fundamenta-se na teoria de Educomunicação, que considera a importância da aproximação entre os campos da Comunicação e da Educação. Desta experiência surgem questões como o tipo de conteúdos, com destaque para a música, que as crianças e jovens gostam de ouvir, o que leva ao questionamento das concepções que o rádio está formando na sociedade, já que uma porcentagem significativa do gosto musical desse público é formada principalmente pela programação desse veículo.


Palavras-chave:  Rádio, programação, escola, jovens, educomunicação
਍ഀ