XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-TV.1505-1


DT: DT 4 - Televisão e Vídeo

A INTERATIVIDADE COMO PROTAGONISTA NA CURRENT TV: UMA NOVA FORMA DE FAZER TELEVISÃO

Renata Barreto Malta (Universidade Metodista de São Paulo)

Resumo

Por meio deste trabalho, pretendemos mostrar como a comunicação unilateral vem se modificando através da inserção do público no processo de produção do comunicado. A internet aparece como grande pivô de transformação, garantindo ao usuário o poder de interagir. Seguindo essa tendência, os outros meios, como a televisão, buscam maior interação com o seu público, ainda que a televisão não seja um meio de comunicação interativo em sua essência. Como objetivo deste artigo, analisamos, como objeto de pesquisa, a Current TV, uma televisão americana via satélite e a cabo, que também está presente na internet, e tem como proposta a inclusão da audiência no processo de produção do conteúdo transmitido por ela. Percebemos, assim, que a emissora ora citada inova quando foca na interação mútua, e não apenas na reativa.


Palavras-chave:  comunicação, interatividade, televisão
਍ഀ