DT8: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POPULAR:ഀ
O DESAFIO DAS CONFERÊNCIAS Adilson Vaz Cabral Filho (Universidade Federal Fluminense); Pedro José Braz (Universidade Federal Fluminense)
ResumoEste artigo analisa a iniciativa da I Conferência Nacional de Comunicação (I CONFECOM) no Brasil, realizada a partir de etapas locais, regionais e estaduais, além da etapa final, de abrangência nacional. Reconhece sua contribuição como novo modo de debater políticas de comunicação no país, já que os setores estatal, privado e da sociedade civil encontravam-se organizados num fórum comum. Busca, entretanto, reconhecer a I CONFECOM no contexto de conferências em outras áreas impulsionadas a partir do governo para a formulação de políticas públicas sociais. O artigo parte de uma pesquisa descritiva, enfocando conceitos importantes relacionados ao estudo da I CONFECOM e o movimento de democratização da Comunicação no Brasil, bem como analisando documentos oficiais e posicionamentos de pesquisadores e ativistas. Palavras-chave: democratização da comunicação, políticas de comunicação, Conf Nac de Comunicação, políticas públicas sociais, participação popular |