XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-SC.1594-1


DT8: DT 8 – GP Semiótica da Comunicação

GASTRONOMIA, CULINÁRIA E TV: UM ESTUDO DO PROGRAMA QUE MARRAVILHA!

Helena Maria Afonso Jacob (Faculdade Cásper Líbero)

Resumo

Visando analisar como se dá a construção de ambientes midiáticos da gastronomia e da culinária na televisão brasileira, esta comunicação estudou o caso do programa de TV Que Marravilha!, do canal de TV a cabo GNT. O programa recém-estreou e já faz sucesso usando a figura do chef francês radicado no Brasil Claude Troisgros. Pretendemos lançar um olhar sobre a alta exponebilidade da alimentação na televisão, estudando o atual momento quando os tradicionais programas de culinária, onde uma cozinheira ensina uma receita ao telespectador, foram substituídos por novos formatos, que hibridizam formas de programas de entrevista, programas de gastronomia e até realities shows.


Palavras-chave:  gastronomia, culinária, televisão, cultura, texto
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