XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-EL.1644-1


DT2: DT 2 - Epistemologia e Linguagem

PUBLICIDADE E ONTOLOGIA DO CONSUMIDOR: DA UNIVOCIDADE DO SER À PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES

Guilherme Nery Atem (Universidade Federal Fluminense)

Resumo

O artigo busca mapear o fundamento ontológico pressuposto na produção de subjetividade do consumidor contemporâneo, e o papel da Publicidade neste processo. Partimos das três ontologias reconhecidas pela História da Filosofia – equivocidade, analogia e univocidade do ser – para, em seguida, explorar a vertente univocista e repensá-la a partir da cultura do consumo e de sua forma de Publicidade. Interessa-nos, aqui, entender como as variações nos graus de potência do ser, afirmadas pela ontologia਍ഀ univocista, vêm sendo constituídas semiótica e esteticamente, por meio da linguagem publicitária. Como nos tornamos aquilo que somos? O que é que estamos deixando de ser? O que é que estamos nos tornando?


Palavras-chave:  Publicidade, Ontologia univocista, Subjetividades, Consumo
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