XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-ME.1658-1


DT2: DT 2 - Marcas e Estratégias

NOTAS PRELIMINARES SOBRE PEDAGOGIA DO CONSUMO: PERSPECTIVAS ESTRATÉGICAS DE TRÊS MOMENTOS DA MARCA GUARANÁ ANTARCTICA.

Priscila Azeredo da Silva (Universidade Federal Fluminense); Sandro Tôrres de Azevedo (Universidade Estácio de Sá); Thaiane Moreira de Oliveira (Universidade Federal Fluminense); Guilherme Nery Atem (Universidade Federal Fluminense); Laura Martini Bedran (Universidade Federal Fluminense); Mariana Ayres Tavares (Universidade Federal Fluminense)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o papel da publicidade sob uma perspectiva pedagógica, que ensina o consumidor modos de manipular os objetos de consumo tanto no campo funcional quanto no simbólico. Tal abordagem irá privilegiar as transformações ocorridas no aspecto estratégico da comunicação publicitária da marca, tangenciando questões relacionadas a experiência. Para isso, a pesquisa recorre, a título de objeto de análise, à periodização de três momentos da publicidade do Guaraná Antarctica: nos anos 1920, nos anos 1990 e nos anos 2000.


Palavras-chave:  Pedagogia do consumo, História da publicidade, Estratégias de Marca, Experiência
਍ഀ