IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais O POPULAR QUE NOS INTERPELA A PARTIR DO MASSIVO: CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE FUTEBOL E MÍDIA NO BRASIL Caroline Machado do Nascimento (Universidade Veiga de Almeida); Andreia de Vasconcellos Gorito (Universidade Veiga de Almeida)
ResumoEste artigo tem como objetivo discutir a relação entre futebol e mídia no Brasil, tomando como referência a discussão entre “cultura popular” e “cultura de massa”.ഀ
Pretendemos compreender o real significado da “cultura popular”, suas diferentes interpretações e o motivo pelo qual o futebol é considerado por muitos autores comoഀ
uma das principais expressões culturais de nosso povo, tendo, como é sabido, relevante atuação na construção da identidade nacional. A mídia exerce papel central nestaഀ
história de incorporação do futebol ao universo cultural. Em acordo com o público, os veículos de comunicação de massa criam ídolos, contam “causos” e representam oഀ
imaginário social. Mas afinal, o futebol deixou de ser genuinamente popular ao se tornar massificado pelos veículos de comunicação? Esta é a investigação que nos seduz. Palavras-chave: futebol, cultura popular, cultura de massa, mídia |