DT6: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas MEIOS DE COMUNICAÇÃO E CONSUMO: ഀ
EXPLORANDO OUTROS ESPAÇOS MIDIÁTICOS DE CONSTRUÇÃO E FORMAÇÃO DO CONSUMOഀ
Luiz Fernando da Silva (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Ricardo Ferreira Freitas (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
ResumoOs meios de comunicação atuam fortemente no processo de escolha, validação das utilidades e apresentação de produtos e serviços, constituindo na contemporaneidade soberana fonte de informação para o consumo. Este artigo se debruça sobre a participação de outros elementos da comunicação (além da publicidade) que atuam direta e indiretamente na argumentação para o consumo produzido pelos media. Assim, ao se fortalecer como instituição que promove a socialização, além de distribuir significados e regras sociais, eles oferecem ao consumo sua característica cíclica e dinâmica, elevando e depois descartando necessidades e desejos, socializando uma apropriação constante. Palavras-chave: mídia, consumo, jornalismo, cursos de pós-graduação MBA |