IJ: Intercom Júnior – Comunicação, Espaço e Cidadania COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO NO AR: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO RADIOFÔNICA DA ESCOLA REBOUÇAS MACAMBIRA NO PROGRAMA ANTENADOS Renata de Lima Sousa (Universidade Federal do Ceará); Márcia Vidal Nunes (Universidade Federal do Ceará)
ResumoO presente artigo busca analisar o processo de evolução de técnica e de conteúdo da apropriação do meio radiofônico nas produções do programa Antenados, desenvolvido pelo projeto "Rádio-escola pela educação" da ONG Catavento Comunicação e Educação. Para isto analisamos o primeiro e o quinto programa da primeira e da segunda temporada do Antenados, produzidos pelos estudantes-comunicadores da escola municipla Rebouças Macambira, localizada em Fortaleza. Concluímos que essa evolução se dá de forma gradual, a partir do processo de apropriação consciente e crítica do rádio, possibilitando que os alunos se reconheçam nessas produções e possam estabelecer uma reflexão dialógica do contexto em que estão inseridos. Palavras-chave: Rádio-escola, educação, temas transversais |