XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT6.1709-1


IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais

ANÁLISE DA LINHA EKOS DA NATURA: RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL OU PUBLICIDADE?

Taianne Mafra da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); Luiza Elayne Azevedo Correa (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)

Resumo

Nesse artigo será realizada uma análise de discurso sobre as peças publicitárias da linha EKOS da Natura no contexto da responsabilidade social e ambiental. Seis catálogos serão submetidos ao estudo de publicidade e responsabilidade sócio-ambiental em consonância com os pressupostos teóricos da Análise Semiolinguística do Discurso, tendo como base as ideias de Charaudeau (1992), efetivamente realizadas por Oliveira (1996). Para tal, usou-se a contextualização dentro das categorias informação, persuasão e sedução. Do ponto de vista social, decodificar esse discurso é decodificar o próprio receptor, uma vez que a publicidade é o espelho da sociedade. Por fim, é importante refletir até onde a política ambiental da Natura atua realmente e/ou até onde se configura apenas como elemento de persuasão, sedução e indução à compra.


Palavras-chave:  Análise do discurso, linha EKOS, publicidade
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