IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais ANÁLISE DA LINHA EKOS DA NATURA: RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL OU PUBLICIDADE? Taianne Mafra da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS); Luiza Elayne Azevedo Correa (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)
ResumoNesse artigo será realizada uma análise de discurso sobre as peças publicitárias da linha EKOS da Natura no contexto da responsabilidade social e ambiental. Seis catálogos serão submetidos ao estudo de publicidade e responsabilidade sócio-ambiental em consonância com os pressupostos teóricos da Análise Semiolinguística do Discurso, tendo como base as ideias de Charaudeau (1992), efetivamente realizadas por Oliveira (1996). Para tal, usou-se a contextualização dentro das categorias informação, persuasão e sedução. Do ponto de vista social, decodificar esse discurso é decodificar o próprio receptor, uma vez que a publicidade é o espelho da sociedade. Por fim, é importante refletir até onde a política ambiental da Natura atua realmente e/ou até onde se configura apenas como elemento de persuasão, sedução e indução à compra. Palavras-chave: Análise do discurso, linha EKOS, publicidade |