XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT4.1711-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual

AUDIOLIVRO: A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA MÍDIA SOB O OLHAR DO CONSUMIDOR

Sabine de Fatima Dumaresq Aquino (UNIVERSIDADE DE FORTALEZA)

Resumo

Este artigo tem o intuito de refletir sobre a forma que o audiolivro vem sendo percebido pelo consumidor da era digital, tendo em vista tratar-se de uma mídia em construção que busca posicionamento no mercado. A partir das trocas culturais estabelecidas entre as novas tecnologias, o meio radiofônico e o livro impresso, nasce o audiolivro descortinando um novo caminho sonoro para a disseminação de informação e entretenimento. Assim sendo, a fim de investigar a nova mídia, fez-se necessário mergulhar nas minúcias que o audiolivro encerra, onde se refletiu de forma específica, sob a luz dos resultados de uma pesquisa qualitativa, sobre a construção da sua linguagem, o perfil do seu potencial “leitor” e quais os pontos de aceitação e resistência mais presentes na nova mídia, a qual descortina um novo horizonte.


Palavras-chave:  audiolivro, novas tecnologias, era digital, grupo focal
਍ഀ