XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-MC.1732-1


DT7: DT 7 – GP Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais na América Latina

MINISTÉRIO PÚBLICO: FONTE DE INFORMAÇÃO DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA NA DEMOCRACIA BRASILEIRA

Cecilia Soares de Paiva (Universidade Estadual Paulista - Campus Bauru)

Resumo

O retorno ao estado democrático por força da Constituição de 1988 (CF/1988) fez com que muitas organizações públicas ficassem mais inseridas no cotidiano da sociedade brasileira, permitindo maiores garantias ao exercício da cidadania, a exemplo do Ministério Público. Instituído para fazer cumprir o que foi transcrito legalmente, esse órgão tem, em suas demandas, envolvimento direto no interesse público. Isso atrai para si, maior exigência para que as suas funções sejam reconhecidas como democráticas e transparentes. As informações que o envolvem são essenciais tanto para sua atuação quanto para a sociedade. Dessa maneira, refletimos, com os referenciais da Comunicação Pública, sobre as interações sociais e as possibilidades de assegurar direitos, atentar para as normas instituídas e consolidar a criticidade das opiniões no espaço público.


Palavras-chave:  Democracia, cidadania, comunicação pública, mídia
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