IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais AS MEDIAÇÕES ENTRE AS CULTURAS GLOBAIS E LOCAIS NAS SUBCULTURAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE. Aline de Lira Paixão (UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO); Anamaria Melo do Nascimento (UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO)
ResumoO presente trabalho foi fruto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), que identificou a influência da cultura global nas manifestações populares do Recife. O exame consistiu em localizar os movimentos advindos da rearticulação entre identidades culturais, considerando como a mediação interfere no reposicionamento da cultura tradicional na sociedade contemporânea. A pesquisa confirmou que as representações populares não oferecem resistência em dialogar com manifestações internacionalizadas. Assim, abordamos que esse contato entre global e local não resulta na perda de identidade, mas gera um novo artefato cultural, que ganha novos sentidos, apesar de ter sua contribuição cultural minimizada pela mídia comercial. No caso específico, analisa-se o caso do forró estilizado e do brega moderno local. Palavras-chave: Mercado Global, Subcultura Local, Produtos Culturais, Cultura Popular, Mediação |