XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-TJ.1745-1


DT1: DT 1 - GP Teoria do Jornalismo

O INFOTAINMENT E A CRÍTICA AO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO TELEVISIVO

Felipe Rigon Dorneles (Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS)

Resumo

Ao ligar a televisão o receptor recebe um grande fluxo de informações e, o feedback ao਍ഀ emissor, aos produtores dos veículos de comunicação, em grande parte, se dá através da audiência.਍ഀ A crítica à programação televisiva existe, bem como a audiência. Levanta-se a questão:਍ഀ por que existe à crítica à programação televisiva, principalmente quando se fala em entretenimento,਍ഀ se esta programação detém uma audiência representativa? O objetivo central do estudo é analisar a਍ഀ crítica ao processo de comunicação televisivo, com uma programação baseada em produtos de਍ഀ informação jornalística e entretenimento, analisando o porquê a crítica existe e o consumo਍ഀ permanece. Através de uma pesquisa descritiva e coleta de dados confirmou-se que o consumo਍ഀ existe, mas a crítica permanece para seguir ou “obedecer” um modelo cultural, que pode estar਍ഀ “ameaçado” a partir de um novo conceito de sociedade.


Palavras-chave:  processo de comunicação, teoria crítica, estudos de recepção, crítica, informação jornalística
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