DT1: DT 1 - GP Teoria do Jornalismo O INFOTAINMENT E A CRÍTICA AO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO TELEVISIVO Felipe Rigon Dorneles (Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS)
ResumoAo ligar a televisão o receptor recebe um grande fluxo de informações e, o feedback aoഀ
emissor, aos produtores dos veículos de comunicação, em grande parte, se dá através da audiência.ഀ
A crítica à programação televisiva existe, bem como a audiência. Levanta-se a questão:ഀ
por que existe à crítica à programação televisiva, principalmente quando se fala em entretenimento,ഀ
se esta programação detém uma audiência representativa? O objetivo central do estudo é analisar aഀ
crítica ao processo de comunicação televisivo, com uma programação baseada em produtos deഀ
informação jornalística e entretenimento, analisando o porquê a crítica existe e o consumoഀ
permanece. Através de uma pesquisa descritiva e coleta de dados confirmou-se que o consumoഀ
existe, mas a crítica permanece para seguir ou “obedecer” um modelo cultural, que pode estarഀ
“ameaçado” a partir de um novo conceito de sociedade. Palavras-chave: processo de comunicação, teoria crítica, estudos de recepção, crítica, informação jornalística |