XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT5-CI.1761-1


DT5: DT 5 - GP Cibercultura

ESTRATÉGIAS DE CONTRA-AGENDAMENTO EM WEBSITES E BLOGS: EXEMPLOS DE PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO NOS MÍDIA

Clarissa Mazon Miranda (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

Esse artigo tem como objetivo perceber o conceito de contra-agendamento aplicado na prática para a mídia Internet. São analisados, para tanto, dois objetos de estudo: o blog Fatos e Dados, mantido pela Companhia Petrobrás, e o website Avaaz.org, especificamente remetendo ao período em que este website promoveu um abaixo-assinado de grande adesão pedindo a aprovação do Projeto de Lei apelidado de Ficha Limpa. Neste trabalho, se reflete sobre as motivações das criações desse blog e desse website bem como as formas utilizadas por esses para se colocar na rede. O que se vê é que a organização empresarial e as organizações de terceiro setor responsáveis, respectivamente, por esses dois espaços web obtêm como conseqüência de seu trabalho também a influência sobre a mídia (imprensa) e o que essa fala sobre determinados setores econômicos e sociais.


Palavras-chave:  contra-agendamento, website, blog, internet, mídia
਍ഀ