DT4: DT 4 - Cinema ABORDAGEM DO OBJETO EMPÍRICO CINEMA BRASILEIRO NA PERSPECTIVA DOS CONCEITOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS MEMÓRIA E TENDÊNCIAS EVOLUTIVAS Juliana Santos Recart (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
ResumoO presente artigo tem por objetivo por em debate o tensionamento produzido entre o objeto empírico cinema brasileiro e o aporte teórico-metodológico escolhido para operacionalizar a pesquisa. Neste sentido, traduz-se como esforço de partilhar as apropriações feitas acerca dos conceitos tendências evolutivas e memória, ambos recuperados a partir do filósofo Henri Bergson; traduz-se também como esforço de dar a ver algumas questões levantadas no mapeamento que vem sendo feito acerca dos dizeres teóricos sobre o cinema nacional. É portanto, uma tentativa de expor incipientes reflexões e, talvez sobretudo, de ofertar a demais pesquisadores, dada a perspectiva escolhida, um caminho de abordagem que pode ser pensado em investigações pautadas por objetos empíricos midiáticos, especialmente quando tais investigações compartilhem de inquietações referentes aos processos evolutivos das mídias. Palavras-chave: Cinema brasileiro, Tendências evolutivas, Memória |