DT4: DT 4 - GP Ficção Seriada O BARROCO COMO OPERADOR DA CULTURA BRASILEIRA NA MINISSÉRIE “O AUTO DA COMPADECIDA” Evandro José Medeiros Laia (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Resumo“O sertão é dentro da gente”, já dizia João Guimarães Rosa. Dentro de cada um, como constituinte de uma idéia de brasilidade cunhada a partir de elementos trazidos pelos colonizadores vindos de Portugal e que ganhou profundidade no sertão. O nosso problema, neste trabalho, é mostrar como a visão do nordeste de Ariano Suassuna ganha materialidade visual em Guel Arraes. Nossa hipótese é que na minissérie “O Auto da Compadecida”, chega a uma materialidade visual híbrida, criando um nordeste que bebe no texto seminal já mestiço de Ariano Suassuna. E completa o mosaico televisual usando elementos do melodrama, marca latino-americana, numa lógica barroca, que caracteriza o modo de pensar deste continente. Palavras-chave: teledramaturgia, identidade, nordeste, sertão, barroco |