XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-MC.1826-1


DT7: DT 7 – GP Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais na América Latina

O USO DA IMAGEM DE CHE GUEVARA COMO ICONOGRAFIA DA IDENTIDADE CULTURAL ARGENTINA

Francisco Norton Falcão Chaves (Universidade Federal do Ceará)

Resumo

É impressionante como uma simples fotografia de registro documental pode ganhar mutável força enquanto objeto mais reproduzida no mundo: a imagem de Ernesto Che Guevara, de autoria Alberto Korda. Em sintonia com a fotografia, o design gráfico apresenta, em uma produção de brand design, como uma imagem pode apresentar-se como ícone da cultura argentina. Dessa forma, é possível perceber e propor uma investigação científica em relação à síntese do design gráfico, cultura contemporânea e identidade cultural na produção de iconografias argentinas produzidas pelo projeto de identidade visual Identidad Argentina (Idarg).


Palavras-chave:  imagem, contemporaneidade, design gráfico, identidade cultural, marca
਍ഀ