XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-TE.1832-1


DT1: DT 1 – GP Telejornalismo

APRESENTADORES DE TELEJORNAIS E DIÁLOGO COM O PÚBLICO: MUITO ALÉM DA TV਍ഀ

Gilze Freitas Bara (Universade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

O apresentador de telejornal desempenha papel essencial no processo de identificação do público com o telejornal e mesmo com o veículo de comunicação que representa. Com o intuito de estreitar cada vez mais tais vínculos de pertencimento com os telespectadores, os apresentadores alimentam a “intimidade” com o público para além da televisão. Eles estão em jornais impressos, em revistas, na web. Este artigo pretende estudar os diálogos dos apresentadores do Jornal Nacional, da TV Globo, com o público e entre si, no período da Copa do Mundo 2010, especificamente através de duas ferramentas da internet: o twitter de William Bonner e o blog de Fátima Bernardes. Para isso, o artigo parte de pressupostos sobre identidades, televisão, telejornalismo e apresentadores.


Palavras-chave:  Telejornalismo, Apresentadores, Identidades, William Bonner, Fátima Bernardes
਍ഀ