XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CU.1836-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas

ESTUDO DE RECEPÇÃO: AS REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NO MUNDO DO TRABALHO DAS TELEOPERADORAS X REVISTAS FEMININAS

Edilma Rodrigues dos Santos (Escola de Comunicações e Artes)

Resumo

Este artigo propõe um caminho teórico para estudar as representações sociais. O esforço é o de compreender como se dá a imbricação entre a feminização do setor de telemarketing, a preferência por mulheres jovens com a divisão sexual do trabalho e as representações sociais tradicionais sobre a mulher, que, na imprensa feminina parecem ser reforçadas, reiterando um sistema valorativo e hierárquico que diferencia homens e mulheres na vida e no trabalho. Mobiliza os estudos de recepção e toma o trabalho como mediação.


Palavras-chave:  comunicação, mundo do trabalho, gênero, telemarketing, revistas femininas
਍ഀ