XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-HJ.1841-1


DT1: DT 1 - GP História do Jornalismo

“O VASTO DOMÍNIO DO ANÚNCIO” - VIABILIZAÇÃO COMERCIAL DOS JORNAIS NO INÍCIO DO SÉCULO XX ਍ഀ

Marta Eymael Garcia Scherer (Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo

Foi somente na virada do século XIX para XX que a publicidade se tornou a base comercial dos jornais, transformando-se num dos pilares de sustentação financeira dos, periódicos, assim como uma característica do jornalismo que ali nascia e um chamariz para os leitores ávidos por novidades. Observar como essa importante mudança foi percebida na época é objetivo deste artigo, que utiliza as crônicas de Olavo Bilac para entender o funcionamento da imprensa no momento que a linguagem das mercadorias e a cultura impressa se ‘associaram’ de forma definitiva.


Palavras-chave:  História da Imprensa, Jornalismo, Publicidade, Olavo Bilac, Belle Époque
਍ഀ