XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-HJ.1846-1


DT1: DT 1 - GP História do Jornalismo

CRÍTICA MUSICAL E A SUBJETIVIDADE NO JORNAL: UMA ANÁLISE DA COLUNA DE HERBERT CARO NO CORREIO DO POVO

Ana Laura Colombo de Freitas (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

Neste artigo, discutimos a crítica musical dentro do espaço jornalístico. Pretendemos entender o lugar que esse gênero opinativo tem historicamente ocupado nesse meio marcado por uma idéia de objetividade. Entendemos que a transição no jornalismo brasileiro entre o modelo francês e o norte-americano foi acompanhada pela deslegitimação do crítico impressionista em favor do especialista que, isolado na Academia, abriu espaço para o predomínio da resenha nas páginas dos jornais. Para pensar essas questões na tradição da crítica musical erudita no Rio Grande do Sul, analisamos a coluna Os melhores discos clássicos, publicada por Herbert Caro entre as décadas de 1960 e 1970 no jornal Correio do Povo.


Palavras-chave:  Jornalismo, jornalismo cultural, história da imprensa, crítica musical
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