IJ: Intercom Júnior - Jornalismo O PAPEL DAS ASSESSORIAS DE IMPRENSA NA CONSTRUÇÃO DAഀ
COMUNICAÇÃO PÚBLICA: O CASO INSA Andreza Dantas Albuquerque (universidade estadual da paraiba); Antonio Roberto Faustino da Costa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA)
ResumoInvestiga as estratégias de comunicação pública do Instituto Nacional do Semi-Áridoഀ
(INSA) a partir do Estudo de Caso, traça as condições de funcionamento e atribuiçõesഀ
da Assessoria de Imprensa do INSA e mapeia suas estratégias de comunicação a fim deഀ
compreender o papel desta assessoria na construção da comunicação governamental doഀ
Instituto. Parte de uma revisão de literatura, tomando como base Zémor (1995), Duarteഀ
(2007), Brandão (2007), e Carvalho (2007), visando compreender a pluralidade deഀ
significados e perspectivas de análise da comunicação pública. Aponta que o modelo deഀ
política de comunicação adotado não está totalmente desvinculado do conceito deഀ
comunicação pública, porém falta uma maior interação entre o INSA e seu público,ഀ
fazendo-se necessário estabelecer instâncias de interação social e diálogo permanentes. Palavras-chave: Assessoria de Imprensa, Comunicação Pública, INSA |