XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT2.1861-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

A COCA-COLA E O OTIMISMO:਍ഀ ANÁLISES DE DISCURSOS DO TÔNICO CEREBRAL AO "ABRA A FELICIDADE"਍ഀ

Jéssica Santos da Silva (Universidade Federal do Pará); Diego Dalmaso Martins (Universidade Federal do Pará)

Resumo

A Coca-Cola é uma companhia que, por diversas vezes, marcou a história da propaganda. E não é de hoje que ela utiliza o tema otimismo e felicidade em seus anúncios. Com essa pesquisa pretendemos analisar as regularidades das modalidades do dizer presentes nos anúncios da Coca-Cola, além de observar de que forma está inserida e como se dá a prática enunciativa nesses casos. Tomaremos por base o headline “Abra a Felicidade” e a criação da plataforma “Viva Positivamente”, conceitos criados em 2008 e 2009 a fim de superar o momento de crise e falta de confiança dos consumidores. Para efeito de comparação, também tomaremos alguns headlines mais antigos, como “Abra um sorriso. Coca-Cola dá mais vida” e “Be really refreshed”.


Palavras-chave:  comunicação, publicidade, estratégias de enunciação, produção de sentidos, coca-cola
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