XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-ME.1890-1


DT2: DT 2 - Marcas e Estratégias

PUBLICIDADE E MERCADO DE NICHOS: O ENTRETENIMENTO NO LANÇAMENTO DO PUNTO T-JET E DO NOVO UNO NA INTERNET

Bruno Kegler (UFSM); Maria Ivete Trevisan Fossá (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA)

Resumo

Ao refletir sobre o papel da publicidade contemporânea, objetivamos, através da observação de duas ações publicitárias da indústria automobilística Fiat na internet, visualizar a tendência ao mercado de nichos, as forças que impulsionam a Teoria da Cauda Longa (ANDERSON, 2006) e compreender como ocorre a conjunção entre publicidade e entretenimento, através da apropriação das potencialidades da internet. Para tanto, utilizamos como eixo condutor a “Teoria da Cauda Longa”, Chris Anderson (2006), referências sobre publicidade e entretenimento e proposições de Henry Jenkins (2009) sobre a audiência ativa e o envolvimento do público com a marca. As considerações finais indicam subsídios para apontarmos a adequação da atuação publicitária frente ao contexto mercadológico e comunicacional contemporâneo, caracterizado pela diversidade e pelas novas tecnologias de informação e de comunicação.


Palavras-chave:  publicidade, entretenimento, nichos, internet
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