XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-EL.1891-1


DT2: DT 2 - Epistemologia e Linguagem

QUEM TE VIU, NÃO TE VÊ:਍ഀ DISFARCES DA LINGUAGEM PERSUASIVA EM MERCHANDISING DE TV

Goiamérico Felício Carneiro dos Santos (Universidade Federal de Goiás)

Resumo

Com sua vocação de eterna sedutora, a publicidade se obriga a uma constantemente atualização. Assim, a atividade passou da fase meramente informativa, depois a uma fase persuasiva, no período em que a Revolução Industrial provocou a proliferação de um mercado competitivo. Hoje, a publicidade procura seduzir os consumidores, buscando os seus disfarces, sob a égide de Proteu. Essa cumplicidade entre a televisão e a publicidade resulta em novos gêneros discursivos e formatos de programas que desenham ricas estratégias e novas modalizações discursivas. Assim, os merchandisings são re-criados disfarçando as estratégias mercadológicas que se imiscuem nos programas televisivos.


Palavras-chave:  Publicidade, Televisão, Merchandising, Discursividades, Consumo
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