DT2: DT 2 - Epistemologia e Linguagem QUEM TE VIU, NÃO TE VÊ:ഀ
DISFARCES DA LINGUAGEM PERSUASIVA EM MERCHANDISING DE TV Goiamérico Felício Carneiro dos Santos (Universidade Federal de Goiás)
ResumoCom sua vocação de eterna sedutora, a publicidade se obriga a uma constantemente atualização. Assim, a atividade passou da fase meramente informativa, depois a uma fase persuasiva, no período em que a Revolução Industrial provocou a proliferação de um mercado competitivo. Hoje, a publicidade procura seduzir os consumidores, buscando os seus disfarces, sob a égide de Proteu. Essa cumplicidade entre a televisão e a publicidade resulta em novos gêneros discursivos e formatos de programas que desenham ricas estratégias e novas modalizações discursivas. Assim, os merchandisings são re-criados disfarçando as estratégias mercadológicas que se imiscuem nos programas televisivos. Palavras-chave: Publicidade, Televisão, Merchandising, Discursividades, Consumo |