DT5: DT 5 - GP Cibercultura A IMPRENSA ESTÁ NUA:ഀ
AS MÍDIAS SOCIAIS COLOCANDO EM XEQUE O MONOPÓLIO DA FALA DOS GRANDES VEÍCULOSഀ
Flávia Valério Lopes (Universidade Federal de Juiz de Fora)
ResumoNo atual ambiente sociotécnico, a informação tem ganhado novos suportes, ocasionando uma mudança de paradigmas na maneira como as pessoas produzem e buscam conteúdo noticioso na atualidade. Hoje não se pode falar em produtores e consumidores de mídia como ocupantes de papéis separados, mas como “participantes interagindo de acordo com um novo conjunto de regras”. A partir dessa percepção, torna-se oportuno analisar como as ferramentas de mídias sociais, em especial o Twitter, têm atuado na reconfiguração das relações de poder e na mudança do jogo de sentidos no qual imprensa se insere. O monopólio da fala dos grandes veículos é colocado em xeque. A partir de casos como “Cala Boca Galvao”, o “erro na publicidade do Extra” e a “fala de Dilma” no Twitter, pretende-se avaliar como a população e mesmo os veículos de comunicação estão tendo a percepção de que “a imprensa está nua”. Palavras-chave: mídias sociais, Twitter, convergência, vigilância, desmentido |